Serviços de Suspensão

Cuidamos do conforto e segurança do seu veículo.

 

A Rede Bangu realiza toda a revisão da suspensão de seu veículo, para garantir a sua segurança e conforto, realizamos reparos onde necessita ser reparado, há mais de 30 anos trabalhamos com profissionalismo, garantindo a nossos cliente um serviço de qualidade.

Um pouco sobre amortecedores

Os amortecedores são umas das peças mais importantes do carro quando o assunto é a dinâmica de rodagem. Responsáveis pela absorção dos impactos e por fazerem a interseção com as suspensões, eles são itens fundamentais também no conforto a bordo e, principalmente, na segurança se o carro estiver em velocidades elevadas.

O tempo médio da revisão dos amortecedores é de 40 mil quilômetros. Não há uma quilometragem fechada para a troca, pois a substituição do item vai depender do tipo de uso, do pavimento em que o carro roda e alguns outros parâmetros. Mas se for a hora de colocar um amortecedor novo, o recomendado é que se troque os pares, não só um único que estiver com defeito, para que a suspensão continue equilibrada nos eixos.

Os amortecedores costumam dar um sinal claro de quando estão na hora de se aposentar. Uma maior oscilação da carroceria em linha reta é um deles. O componente é que trabalha indo e vindo para garantir a aderência do pneu com o solo e filtrar ao máximo o movimento de desnivelamento da pista que é transferido para os braços da suspensão. E, em efeito cascata, para a carroceria e corpo do motorista. Quando isso não acontece, o carro fica parecendo uma balsa em um rio caudaloso e o incômodo é grande.

Fonte: Jornal Estadão, 26.08.2014.

A troca dos canos e silenciosos é muitas vezes deixada de lado, porém ela tem uma série de implicações caso não seja corrigida logo.

Consequências comuns:

  • Barulho alto com o carro ligado;
  • Aumento do consumo de combustível;
  • Risco de queda do cano de descarga;
  • Cheiro forte de combustível;
  • Fumaça indesejada;
  • Entre outros.

O sistema de escapamento de gases é composto por um conjunto metálico de canos, eles são fixados no veículo por braçadeiras, buchas e coxins.

Como proceder?

A checagem avalia se as borrachas, coxins e abraçadeiras que seguram as peças metálicas do sistema de exaustão estão em perfeitas condições. Como as borrachas ficam próximas a altas temperaturas, elas podem romper e provocar a queda do escapamento.

Isso pode afetar o desempenho do carro?

O funcionamento dos motores de hoje em dia são influenciados pela chamada taxa de contra-pressão dos gases, ou seja, o nível de gases que sai pelo sistema de exaustão dos carros. Se alguma peça do escapamento está danificada, sejam os canos ou os silenciadores, há uma mudança nessa taxa. A alteração pode provocar variações nos motores, principalmente falhas na marcha lenta, o que resulta em mais consumo de combustível.

Meu carro não tem os sintomas, é válido checar?

Mesmo sem furos ou quebraduras, é aconselhado revisar o sistema de escapamento pelo menos a cada seis meses, indicam os especialistas. A checagem vai avaliar se as borrachas, coxins e abraçadeiras que seguram as peças metálicas do sistema de exaustão estão em perfeitas condições. Como as borrachas ficam próximas a altas temperaturas, elas podem romper e provocar a queda do escapamento.

Como as condições de calçamento não são muito boas em nossa região, os buracos, pedras e possíveis colisões com meio fio e lombadas podem romper ou até danificar o sistema mesmo em carros mais novos.

O sistema de escapamento nos carros que circulam no Brasil geralmente é formado por quatro partes: coletor, catalisador (mais próximo ao motor), silenciador intermediário e silenciador traseiro. Qualquer uma que estiver danificada interfere na contra-pressão dos gases. O que mais estraga é o silenciador traseiro, mais visível atrás do carro, por ficar mais longe do calor do motor e, por isso, reter mais água.

Quais são os componentes mais importantes do sistema de freios?

O sistema de freios é um item de segurança do veículo e é muito complexo no que refere a manutenção.

Ele é composto de componentes de fricção e de sistema hidráulico.

Os componentes de fricção são todos aqueles que agem utilizando o atrito entre partes para efetivar a frenagem do veículo, já os componentes hidráulicos do freio são para potencializar as forças das peças que entraram em atrito ou são utilizados para acionar determinadas peças que farão o freio a funcionar.

As peças de fricção são:

  • Disco de freio – podem equipar a parte dianteira ou a dianteira e a traseira.
  • Tambor de freio – são utilizados na parte traseira do veículo. Em modelos mais antigos são também utilizados na dianteira.
  • Pastilha de freio – são utilizadas em conjunto com os discos
  • Lonas de freio – são utilizadas com os tambores de freio

As peças que formam o sistema hidráulico são:

  • Cilindro mestre – é que direciona o fluído de freios para acionar o freio de cada roda.
  • Servo Freio – a função do servo freio é aumentar a força empregada no pedal de freio que por sua vez irá acionar todo o sistema.
  • Cilindro de roda – é um componente que acionará o freio traseiro quando este utilizar o sistema com tambores.
  • Pinça de freio – é a peça onde se encaixa as pastilhas e através de pressão hidráulica em seus êmbolos pressiona as pastilhas de encontro com o disco.
Quais os sintomas que definem a necessidade de serviços nos freios?

São vários os sintomas que podem ser sentidos no veículo. Iremos listar abaixo os mais comuns.

  • Chiado quando se freia
  • Necessidade de completar o reservatório de fluido de freio constantemente
  • O carro puxa para algum lado quando o freio é acionado
  • O pedal de freio pulsa quando acionado
  • O pedal de freio cede (abaixa) quando é mantido acionado
  • A luz do painel se acende
  • Os freios não tem potência

 

Tabela de controle de manutenção do sistema de freios.
Peça Manutenção Preventiva Substituição
Pastilhas A cada 10.000km Quando a pastilha estiver 70% menor que o tamanho original ou quando a luz de vaiso no painel acender
Discos Toda vez que trocar as pastilhas Quando a espessura estiver abaixo das recomendações do fabricante ou quando o disco está danificado
Lonas de Freio A partir dos 40.000km Quando estiver 70% menor que o tamanho original
Tambores Toda vez que a lona for trocada Quando o diâmetro está maior que as dimensões recomendadas pelo fabricante
Fluido de Freio A cada verificação das pastilhas A cada 15.000km ou quando algum componente hidráulico é substituído
Quais são os perigos de desgaste excessivo da suspensão?
  • Maior fadiga do condutor e aumento do tempo de reação
  • Menor estabilidade em curvas
  • A aquaplanagem acontece a uma velocidade 10% menor que o normal
  • O sistema de ABS não funciona adequadamente sem as rodas tocarem o solo
  • Maior distância de frenagem
  • Aumenta a possibilidade de derrapagem em solo molhado
  • Acentua o desgaste de outros elementos mecânicos

Trabalhamos com rodas esportivas das melhores marcas, entre em contato ou site uma de nossas lojas.

Algumas de nossas marcas:

  • KWZ;
  • Ferraro;
  • Vaska;
  • Kromma;
  • Noova;
  • TSW;
  • Scoorro.

Montagem de Pneus

Serviço de alta precisão e qualidade. Pneus com a qualidade Bridgestone / Firestone

O serviço de montagem e desmontagem de pneus precisam ser feitas por profissionais treinados e habilitados, caso contrário podem afetar aspectos como a durabilidade do produto, além de prejudicar o conforto na condução e a segurança do veículo.

A escolha da marca correta é essencial para assegurar o conforto e segurança do motorista ao rodar em pistas molhadas e com irregularidades.

Importância da montagem e desmontagem dos pneus

Quando feito corretamente, o processo de montagem e desmontagem permite o ajuste preciso entre o pneu, o protetor e a câmara (quando houver), além da roda/aro. Desta forma, são evitados danos na região dos talões e relacionados ao desgaste da banda de rodagem – provenientes da má colocação do pneu na roda.

Por este motivo, é essencial que você confie as operações de montagem e desmontagem dos pneus a uma equipe de sua confiança, que emprega métodos e ferramentas adequadas, a Rede Bangu é uma dessas escolhas.

Dicas de segurança com seu pneu.

  • Mantenha os pneus sempre calibrados de acordo com as especificações do fabricante do pneu e do veículo.
  • Efetue a calibragem com os pneus preferencialmente frios, altas temperaturas podem afetar a precisão da pressão do ar.
  • Prefira sempre pneus de alta qualidade, como os pneus Bridgestone / Firestone, que garantem maior segurança, conforto e durabilidade, o que no final das contas, traz mais economia.
  • Efetue o rodizio dos pneus a cada 10.000 Km para maximizar sua vida útil.
  • Utilize pneus com mesmo desenho em todo o veículo, ou pelo menos mesmo eixo.
  • Não rode muito tempo com o estepe, em alguns veículos com rodas de liga de fábrica, o estepe é em roda de aço com pneu diferente, isso compromete a estabilidade e a transmissão.

 

Alinhamento e Balanceamento

Nós alinhamento seu carro com alta precisão!

Há um grande confusão por entre os motoristas sobre alinhamento e balanceamento, porém são serviços distintos. O alinhamento está relacionado à condução do veículo e balanceamento ligado ao conjunto roda e pneus.

ALINHAMENTO

Se você percebe que seu carro puxa para a direita ou esquerda quando você libera o volante por um curto período de tempo, significa que o alinhamento do seu veículo pode estar fora de ângulo. Os tipos de alinhamento realizados e avaliados são:

  • Alinhamento de direção
  • Cambagem
  • Regulagem de caster

Na Rede Bangu, este serviço é realizado por uma equipe de profissionais treinados, contamos com toda a aparelhagem necessária para realizar este serviço com alta precisão.

Por que um veículo pode perder o seu alinhamento?
O alinhamento do seu veículo pode ficar comprometido por causa do choque do pneu com uma calçada, buracos nas pistas ou mesmo em acidentes mais graves como uma batida. Quando o veículo está desalinhado, as bordas (ombros) dos pneus se desgastam mais rapidamente, comprometendo o desempenho do veículo.
Isso fará com que você tenha que trocar os pneus antes do esperado.
Um simples desalinhamento pode ocasionar sérios problemas, já que o objetivo é otimizar a dirigibilidade e maximizar a vida útil dos pneus.

Quanto tempo demora para alinhar um veículo?
O alinhamento das rodas dianteiras e traseiras é realizado em cerca de 30 minutos.
É uma operação simples e deve ser feita por especialistas como os nossos da Rede Bangu.

 

BALANCEAMENTO

Este serviço está relacionado a equilibrar a rotação do conjunto roda e pneu, que em altas velocidades podem apresentar barulhos e vibrações incomodas no veículo, assim como riscos à segurança dos ocupantes.

Por que fazer o balanceamento é importante?
Há consequências em não se fazer um balanceamento ou mesmo executa-lo erroneamente, sem esse processo o veículo terá vibrações indesejadas e também comprometem a durabilidade do conjunto pneu e rodas.

Quando fazer o alinhamento dos pneus?
• Em todas as revisões periódicas estipuladas pelo fabricante do veículo;
• Sempre após um impacto forte contra buracos, pedras, guias ou outros objetos;
• Sempre que houver a substituição de algum elemento da suspensão ou da direção;
• Toda vez que notar algum comportamento estranho no veículo, tendendo a ir mais
para um lado ou com difi culdade de se manter na trajetória;
• Quando forem verifi cados desgastes irregulares nos pneus;
• Sempre que houver substituição de pneus.